Importar e exportar tornou-se tão comum quanto comprar e vender. No entanto, realizar o processo pela primeira vez exige cuidados e procedimentos específicos. No Brasil, pessoas físicas ou jurídicas têm autorização para importar. A diferença é que no caso da pessoa física só podem ser importados produtos para consumo próprio, enquanto a pessoa jurídica pode importar para consumo, revenda e distribuição.
Pensando em como te auxiliar nessa oportunidade para alavancar seus negócios, a Camex preparou dicas para realizar sua primeira importação. Confira!
Habilitação
Importação ou exportação requerem o chamado Radar/Siscomex, um documento de habilitação concedida pela Receita Federal.
Há três formatos do Radar:
1 – Expresso, para empresas de poucas operações
2 – Limitado, com limite de até US$150.000 por semestre
3 – Ilimitado, sem limite de valores e operações por semestre
O interessado deve escolher a opção que mais se adequar à sua capacidade econômica.
Fornecedor no exterior
Para firmar seu mercado é necessário decidir o que e onde vender, além de saber em qual local virá seu produto. As três formas mais comuns são:
1 – Pela internet – não é o método mais seguro, mas é um excelente passo inicial.
2 – Visitando feiras internacionais que ocorrem no Brasil.
3 – Viajando para o país desejado para encontrar sua mercadoria, método mais seguro e garantido.
Custos a serem avaliados
É importante organizar essa etapa, pois além de tratar da questão financeira, existem três pilares a respeito do custo para trazer seu produto. Sabe-se que o Brasil é o país que mais cobra por fiscalizações aduaneiras, então preste atenção máxima.
Embarque – Basicamente é o custo da mercadoria junto ao frete e ao seguro internacional.
Tributos – Será necessário a classificação fiscal de cada produto onde constarão dados de imposto de importação, IPI, PIS, Cofins e ICMS.
Despesas aduaneiras – Consistem em todos os valores pagos ou a pagar no curso da liberação do material. São exemplos os serviços de um despachante aduaneiro, a armazenagem portuária ou aeroportuária, as despesas com movimentação da carga no porto ou no aeroporto, despesas administrativas como emissão de documentos, além da contratação de serviços especializados ou o transporte interno do porto até a fábrica/armazém.
Conheças os 4 pilares da importação
Para garantir a segurança da sua mercadoria importada, são necessários quatro processos de grande importância.
1 – Diagnóstico Administrativo – Etapa mais importante, na qual são levantadas informações sobre a classificação fiscal, as exigências administrativas, se há obrigatoriedade de licenciamento prévio, de registro do produto e/ou empresas e a carga tributária.
2 – Planejamento Logístico – Pilar na qual é organizado o envio da mercadoria pelo importador, juntamente com os seus prestadores de serviços contratados. Trabalha questões como a prontidão da carga, cotação do frete e do seguro internacional, identificar o melhor modal de transporte, o melhor porto de origem e destino, além de enviar a instrução de embarque e fazer a primeira análise documental.
3 – Monitoramento Operacional – Momento em que o importador acompanha o embarque até o porto ou aeroporto de destino. Aqui as etapas da fase anterior são supervisionadas junto a um agente de carga e do serviço de despachante aduaneiro.
4 – Execução Operacional – Etapa em que o importador deve confirmar a chegada dos produtos ao país e promover com as obrigações alfandegárias como a fiscalização e taxas.
Gostou das dicas e se interessou pelo nosso trabalho? Entre em contato conosco, nossa equipe te atenderá com todo o prazer.
Você pode fazer parte do nosso time de clientes e receber mais informações pelo nosso site. Tem dúvidas? Gostaria de entender mais sobre importação e exportação? Mande uma mensagem e te ajudaremos esclarecendo procedimentos e oferecendo a melhor opção para o seu negócio prosperar!
Entre em contato com a Camex pelo WhatsApp (11) 4739 – 5803 ou e-mail: atendimento@camex.org.br
Confira também nossas redes sociais:
Facebook – @camexorg
Instagram – @camexorg
Linkedin – @camexorg
Até a próxima!
Pingback: Importação de suplementos: governo zera taxa de importação