No mercado globalizado, há diversas práticas feitas de maneira ilegal a fim de conquistar maiores lucros e altas margens de venda, sendo uma delas o dumping. Todavia, essas práticas tendem a levar diversas consequências negativas para o mercado todo.
Mesmo que sua empresa realize todas as atividades de maneira legal e correta, ainda há chances de práticas tendenciosas afetarem seu desempenho. Entretanto, há medidas para evitar essa prática comercial.
Leia o artigo e saiba mais sobre o que é o dumping e como o evitar em sua empresa!
O que é dumping?
O termo “dumping” pode ser usado em diversas situações. Entretanto, neste artigo, trataremos do mesmo como uma prática em que a empresa vende seus produtos ou serviços em um valor abaixo do mercado estrangeiro.
Geralmente, o custo de produção ou de mercado no país de origem são menores. Assim, a empresa que pratica o dumping obtém vantagem competitiva injusta. Logo, isso prejudica não só seus concorrentes, mas como todo o mercado.
Quando o dumping ocorre?
O dumping pode ocorrer por diversas causas, todas elas com o intuito central de obter vantagem competitiva e conquistar maiores porções de mercado. Assim, dentre os principais motivos, pode-se citar:
- Estratégia: o dumping é utilizado como estratégia desleal para conquistar maiores fatias de mercado internacional, a fim de obter mais vendas e margens de lucro;
- Barreiras comerciais: para contornar barreiras comerciais, como tarifas de importação, aplicadas pelo país importador, ao passo que elas tendem a ficar mais baixas;
- Subsídios do governo: em alguns casos, empresas podem ser subsidiadas pelo governo de seu país de origem, o que lhes permite vender produtos a preços baixos no exterior;
- Estratégia de entrada em um novo mercado: para conseguir entrar e conquistar um novo público pela venda com preços mais baixos;
- Desvalorização da moeda do país exportador: assim, é possível exportar mais a um valor menor, o que garante maiores lucros para aquele que está exportando.
Como identificar o dumping?
Para analisar o dumping, que se tornou uma prática recorrente, é possível realizar análises acerca dos preços praticados no mercado do país exportador, se forem abaixo dos do país de origem, é necessário se preocupar com a possibilidade de práticas desleais.
Além disso, há a necessidade de investigar custo de produção, pois se o valor de venda estiver abaixo, é um indício de dumping. A comparação com os preços da concorrência também se torna um auxílio significativo para identificar essa prática.
Por fim, pode ser interessante recorrer a agências governamentais ou consultorias especializadas, com fins de obtenção de análises mais detalhadas acerca do caso.
Como exemplos de situações nas quais o dumping foi detectado, pode-se destacar o dumping de aço da China no início dos anos 2000. A China subsidiava a indústria siderúrgica e isso gerava exportação abaixo do preço de mercado, prejudicando siderúrgicas locais dos países importadores.
Além disso, outro caso que o dumping foi utilizado, foi na exportação de painéis solares chineses para a União Europeia, pelas alegações de dumping devido aos subsídios governamentais chineses para a indústria solar. Como resultado, a União Europeia passou a aplicar iniciativas antidumping.
Quais são os tipos de dumping?
Dumping Comercial
O dumping comercial tende a ocorrer quando uma empresa exporta bens a preços abaixo do mercado originário, tanto em relação ao custo de produção como de venda. Assim, isso ocorre com o intuito de conquistar mercados e monopolizar vendas.
Como consequência, há prejuízo aos cenário de produtores locais e ao funcionamento do mercado do país importador.
Dumping Social
O dumping social ocorre, na maioria das situações, por meio da exploração da mão de obra de trabalhadores com condições de trabalho insalubres e salários baixos. Assim, o custo de produção é reduzido e é possível comercializar produtos com valor abaixo do mercado.
Portanto, ao ocorrer o dumping social, países com condições humanas de trabalho tendem a não possuir capacidade de concorrer com essas empresas exportadoras.
Dumping Ambiental
O dumping ambiental se refere a atividades empresariais em locais com leis ambientais pouco rígidas, o que gera maiores danos ao meio ambiente. Todavia, o custo de produção e cuidado com os resíduos industriais, são menores.
A produção tende a ser feita com a exploração de recursos naturais, descarte inadequado, poluição durante o processo de produção e até mesmo produção de bens que levem risco a fauna e a flora.
Como o dumping afeta o mercado?
O dumping causa diversos efeitos negativos, pode-se destacar, principalmente, preços distorcidos e ambiente de concorrência injusto para empresas locais do país importador. Além disso, questões como a monopolização de mercados e redução da concorrência também são notadas.
Por isso, é relevante estabelecer medidas antidumping e desenvolver uma fiscalização mais rigorosa para evitar esses problemas. Assim, é possível transformar o comércio exterior mais justo para as empresas.
Quais são as principais medidas antidumping?
Para evitar a ocorrência de dumping, no Brasil, Decreto Nº 8.058, DE 26 DE JULHO DE 2013, citando que ações antidumping ocorrem quando elas causem danos a empresas locais. Além disso, quem analisa e aplica as medidas é o Conselho de Ministros da Camex.
Assim, há um processo de fiscalização e monitoramento, bem como aplicações de tarifas antidumping. Como resultado, a ocorrência desse evento passa a ser reduzida.
Portanto, é possível compreender que o dumping pode ser prejudicial não só para empresas, mas como para a economia na totalidade. Por isso, é necessário se atentar à prática de dumping e aplicar medidas para evitar tais ocorrências.
Gostou do conteúdo? Se deseja saber mais sobre comércio exterior e práticas recorrentes nesse setor, acesse o blog da Camex e confira mais artigos diversos.
Em resumo
O termo “dumping” pode ser usado em diversas situações. Entretanto, neste artigo, trataremos do mesmo como uma prática em que a empresa vende seus produtos ou serviços em um valor abaixo do mercado estrangeiro.
Geralmente, o custo de produção ou de mercado no país de origem são menores. Assim, a empresa que pratica o dumping obtém vantagem competitiva injusta. Logo, isso prejudica não só seus concorrentes, mas como todo o mercado.
O dumping causa diversos efeitos negativos, pode-se destacar, principalmente, preços distorcidos e ambiente de concorrência injusto para empresas locais do país importador. Além disso, questões como a monopolização de mercados e redução da concorrência também são notadas.
Por isso, é relevante estabelecer medidas antidumping e desenvolver uma fiscalização mais rigorosa para evitar esses problemas. Assim, é possível transformar o comércio exterior mais justo para as empresas.
Os tipos de dumping existentes são:
– Dumping Comercial;
– Dumping Social;
– Dumping Ambiental.