No momento você está vendo Governo zera taxa de importação de suplementos como Whey e creatina

Governo zera taxa de importação de suplementos como Whey e creatina

Em agosto deste ano, o Governo Federal zerou as taxas de importação de suplementos alimentares, incluindo produtos como Whey Protein, creatina, multivitamínico, BCAA, entre outros itens de nutrição esportiva.

O comunicado foi realizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma live no dia 18 de agosto de 2022. Além disso, o chefe do Executivo usou as redes sociais para afirmar que reduziu de 11,2% para 4% os impostos para diversos outros produtos, como proteínas lácteas e Albumina. 

A medida trouxe grandes benefícios aos empreendedores que atuam nesse segmento. Leia esse artigo até o final e entenda como que a decisão do Governo Federal pode ser uma excelente oportunidade para você! 

O que é suplemento alimentar?

suplemento

Antes de falarmos sobre a importação de suplementos, é necessário compreender do que se trata esses produtos e porque esse mercado está tão aquecido. 

Como o próprio nome sugere, os suplementos servem para complementar tudo aquilo que a alimentação regular não está suprindo, ou seja, é um método de repor vitaminas, minerais, fibras e ácidos que podem estar faltando no organismo. Veja abaixo alguns tipos de suplementos:

Whey Protein: proteína extraída do soro do leite. Bastante utilizado para ganho muscular.

Creatina: composto de aminoácidos que melhora o desempenho das atividades físicas. 

BCAA: regula os níveis de açúcar no sangue e contribui no ganho de massa muscular.

Multivitamínico: ótimos para suprir as necessidades nutricionais do organismo.

Esses são alguns exemplos de suplementos alimentares que podem ser importados, mas o segmento é extremamente amplo e possui uma grande variedade de produtos.

Mercado de suplementos continua em alta

mercado de suplementos

Segundo as informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo de suplementos alimentares no Brasil teve um aumento de 10% nos últimos cinco anos.

A pesquisa também revelou que em 2020, 59% das casas brasileiras, têm ao menos uma pessoa que compra suplementos e 72% da população do Brasil aumentaram os cuidados com a alimentação. 

Além disso, 68% das pessoas entrevistadas na pesquisa relataram que procuram informações sobre o produto na internet. 

De fato, o mercado de suplementos alimentares continua crescendo. Isso porque na maioria das vezes vale muito a pena revender os produtos dessa categoria no Brasil. Com a última decisão do Governo Federal, a tendência é que essa prática se torne ainda mais rentável.

Como importar suplementos alimentares

whey protein

Como você viu no tópico anterior, importar produtos de nutrição esportiva é uma prática bastante vantajosa no Brasil. Para te auxiliar nessa tarefa, vamos explicar os dois métodos mais comuns de importação desses produtos. Confira abaixo:

E-commerce

A forma mais simples é acessar uma loja virtual americana e realizar o pedido normalmente para o seu endereço.

Compreender minimamente a língua estrangeira, vai ajudar bastante durante o processo, mas em último caso, é possível utilizar as ferramentas de tradução de páginas. Porém, lembre-se de sempre ler os informes com bastante atenção. 

Veja abaixo os melhores sites para importar suplementos:

  1. iHerb
  2. Bodybuilding
  3. Vitacost
  4. Same Day Supplements
  5. E-vitamins
  6. A1 Supplements
  7. HerbPro
  8. Muscle and Strength

Redirecionador de encomendas

Outro método de adquirir suplementos alimentares fora do país, é contratar uma empresa para receber as mercadorias. Assim, você faz as compras dos itens pelo e-commerce e essa terceira instituição que fica no país de origem é responsável em juntar os produtos e enviar no seu endereço.

A grande vantagem dessa tática, é a economia no peso e no frete, visto que a empresa alugada vai embalar todas as mercadorias em uma caixa só. Outro benefício da compra redirecionada é que nem todas as lojas estrangeiras exportam para o Brasil, mas com o redirecionamento de uma outra organização, essa prática se torna viável. 

Os suplementos mais consumidos no Brasil

Os suplementos alimentícios mais consumidos do Brasil

Como mencionamos antes, existe uma ampla variedade de itens de nutrição esportiva que podem ser comercializados no Brasil, mas alguns produtos apresentam um maior número de vendas que os outros. 

Confira nessa pesquisa da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), a lista de suplementos mais consumidos no Brasil de acordo com os tipos de nutrientes:

Proteína/Aminoácidos: Whey Protein, Albumina, Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), Arginina, lisina, ornitina, triptofano e aspartatos.

Carboidratos: Maltodextrina, Dextrose, Carboidratos em gel e Sacarose.

Gorduras: ácidos graxos Ômega-3 e Triglicerídeos de cadeia média.

Vitaminas: antioxidantes, Ácido pantotênico, Tiamina (B1), Ácido fólico, Riboflavina (B2), B12, Niacina, Ácido ascórbico (C), Piridoxina (B6) e Vitamina E.

Minerais: Cálcio, Fosfato, Cromo, Selênio, Ferro, Zinco e Magnésio

Extratos de plantas: Fitosteróis anabólicos e Ginseng.

Suplementos industrialmente formulados: HBM (beta-hidroxi-beta-metilbutirato).

Termogênicos: L-carnitina e Cafeína.

Como funciona a redução de impostos do Whey Protein

consumo de suplementos

O Whey Protein foi um dos suplementos que tiveram os impostos zerados pelo Governo Federal. A medida foi estabelecida especificamente pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior

Dessa forma, podemos afirmar que o Whey Protein é um excelente produto para ser importado, pois além de ter a taxa de impostos anuladas, é um dos suplementos mais consumidos no Brasil. 

Camex: seu futuro está aqui!

Conte com a Camex para importar suplementos alimentares ou aprimorar os seus métodos de importação. Temos um time especializado que vai te auxiliar em todos os processos.

Torne-se um de nossos associados ou entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços. 

Deixe um comentário