Para tomar as melhores decisões e otimizar os resultados do seu negócio, é necessário realizar um mapeamento de mercado. Por meio desse recurso é possível identificar o comportamento do cliente, analisar os concorrentes, encontrar os melhores fornecedores, entre outros dados relevantes.
Quer saber mais sobre essa importante ferramenta e como elaborar um mapeamento de mercado para a sua empresa? Continue com a leitura que a Camex explica tudo para você!
O que é mapeamento de mercado?
O mapeamento de mercado é um estudo aprofundado sobre o cenário em que um negócio está inserido. Portanto, a pesquisa avalia o hábito de consumo dos clientes, as necessidades e demandas do público, as ofertas dos fornecedores, entre outros fatores.
Dessa forma, ao utilizar esse tipo de recurso o empreendedor consegue tomar decisões mais assertivas e reduzir os riscos do negócio. Por isso, o mapeamento de mercado é uma ferramenta essencial para as empresas, principalmente para as recém-inauguradas.
Quer saber como elaborar um estudo de mercado antes de começar o empreendimento ou melhorar os resultados da sua empresa? Continue com a leitura e veja como!
Como fazer um mapeamento de mercado
Agora que você sabe o que é um mapeamento de mercado e qual a sua importância, deve estar-se questionando: como é feito um estudo aprofundado do cenário em que a minha empresa está inserida? Para responder essa pergunta e facilitar o entendimento separamos o processo em 5 passos.
1 – Estabeleça os seus objetivos
O primeiro passo para elaborar um mapeamento é definir os objetivos da pesquisa. O intuito de estar realizando o estudo pode ser compreender a perspectiva e a aceitação do seu público, verificar quais são os principais concorrentes do seu nicho e os seus diferenciais, geomarketing, entre outros.
2 – Defina a sua buyer persona
O próximo passo é realizar um estudo aprofundado do público. Para isso será necessário definir a sua buyer persona, personificação do cliente ideal que servirá de norte para as estratégias do negócio.
Vale destacar que, diferente do público-alvo que é constituído apenas pelos dados demográficos (idade, gênero, endereço, renda familiar), a construção de uma buyer persona trata-se de um estudo muito mais aprofundado da audiência, pois leva em consideração outras informações, como assuntos de interesse, hábitos, cargo no trabalho, formas de consumir conteúdos, dores, hobbies, objetivos de vida, entre outros.
Portanto, ao compreender com quem a sua marca está falando, é possível tomar decisões mais assertivas conforme a preferência e as necessidades do cliente. Veja no próximo tópico como levantar essas informações da sua audiência.
3 – Faça a coleta de dados
Para colher os dados necessários durante a elaboração da persona, você pode utilizar diversos canais online e offline. Atualmente existem inúmeras ferramentas que facilitam esta tarefa, como o Google Forms. A plataforma permite que você crie formulários de perguntas objetivas e ainda oferece métodos de compartilhamento bastante práticos.
Dessa forma, após elaborar as, você pode compartilhar o documento por e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea, documentos físicos, entre outros meios. Listamos abaixo algumas perguntas essenciais que têm que conter no seu questionário:
- Qual a sua idade, onde você mora, qual o seu gênero?
- Qual o seu nível de escolaridade?
- Qual a sua ocupação? (Trabalho e estudo)
- Qual a sua renda média mensal?
- Qual o seu estado civil?
- Você mora em área urbana ou rural?
- Quais são os seus principais objetivos de vida?
- Quais são as duas dores e principais desafios?
- Por quais temas você mais se interessa?
- Quais são as suas principais fontes de informação?
- Quais são as redes sociais que você mais utiliza?
- Quais os seus hobbies?
4 – Estude os concorrentes
O Benchmarking é uma tática bastante utilizada no marketing digital para analisar os concorrentes do seu negócio. Dessa forma, a estratégia permite identificar as ações mais assertivas tomadas pelas empresas do mesmo setor que o seu.
Para realizar essa tarefa, você pode utilizar o Kompyte, uma plataforma que monitora e analisa a concorrência em tempo real. Além de otimizar o tempo, este recurso permite obter dados mais precisos.
Não esqueça também de verificar como as empresas desse segmento estão posicionadas na internet, em relação à seguidores, engajamento, posição na página de pesquisa do Google, volume de reclamações, elogios.
Com essa pesquisa, você evita riscos e literalmente aprende com os erros dos outros. Por isso, é extremamente importante que você faça esse estudo durante a elaboração do seu mapeamento de mercado.
5 – Analise os dados colhidos
Com todas as informações necessárias em mãos, chegou a hora de analisar e estruturar o mapeamento. Nessa última etapa, concentre as informações mais relevantes em um documento de forma que facilite a compreensão dos colaboradores da sua empresa.
Feito isso, você estará pronto para tomar as melhores ações conforme o seu mercado de atuação.
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Conte com o serviço de mapeamento de mercado da Camex! Identificamos clientes e/ou parceiros potenciais, conforme as necessidades específicas do associado, realizamos uma análise aprofundada dos concorrentes e localizamos os melhores fornecedores, bem como, o acesso direto aos contatos levantados após o nosso intermédio.
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