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5 dicas valiosas para se dar bem no mercado exterior

Exportar produtos e serviços para o mercado exterior é um grande desafio, já que exige muita dedicação e comprometimento. Nesse momento, todo conselho confiável é válido – especialmente se ele vier de empresas especializadas no assunto.

A Camex te dá todo o suporte, tira dúvidas e oferece o atendimento completo para te proporcionar maior segurança e confiança em fechar negócios. Pensando em tornar-se um investidor internacional e realizar importações e exportações de produtos? Preparamos 5 dicas eficientes que vão te auxiliar nesse processo. Confira e decole com a Camex!

1 – Saiba 2 idiomas ou mais

Uma coisa é certa: para inserir seus negócios a patamares internacionais, é fundamental o domínio de pelo menos dois idiomas. Se você deseja uma conexão com uma empresa com sede na Itália, aprenda italiano. Se a empresa tem uma sede na França, faça um curso de francês. E independente do país que você terá a oportunidade, o domínio do inglês se torna essencial por ser uma língua predominante em quase todo o mundo.

2 – Cultura do local

Conhecer, de fato, a cultura do país onde deseja fazer um negócio é uma vantagem competitiva para o empreendedor. Com o avanço tecnológico, é possível encontrar muitas informações sobre o local, sua tradição, expressões e todas as características.

Quem deseja uma conexão com a China ou a cultura islâmica, por exemplo, precisa se preparar para os hábitos locais que diferem bastante dos brasileiros. Além disso, sem conhecimento prévio, o empreendedor pode correr o risco de perder uma ótima oportunidade. Dessa forma, é evidente que o conhecimento cultural sobre um parceiro estrangeiro é um ponto muito importante no processo de estreitamento da relação comercial.

Sem contar que, no caso de abertura de loja ou escritório em um mercado externo, a empresa deve seguir a legislação trabalhista local. Nesse caso, é necessário recorrer a uma assessoria jurídica especializada para entender as regras e os direitos previstos aos trabalhadores.

3 – Tecnologia e criatividade

Nos dias de hoje, enviar documentos, receber pagamentos e resolver pendências podem ser feitos em apenas um toque – sem burocracia. Por isso, é importante estar por dentro das tecnologias e garantir suas prioridades. Um profissional deve ser ágil ao buscar soluções para seu negócio tanto em crises internas quanto externas.

Procurar se adaptar aos novos processos tecnológicos é indispensável. Estamos vivendo tempos digitais mais complexos, cheios de interpretações, mudanças rápidas e constantes. Sendo assim, é necessário ter criatividade nas propostas, propagandas e no marketing sem causar um cansaço ao seu alvo. Cores, formatos e novas propostas podem ser a chave para seu cliente aprovar o negócio, por isso utilize a tecnologia ao seu favor sempre.

Empresas – hoje – buscam profissionais que pensem fora do comum e que tenham disposição para criar soluções lógicas e mercadológicas, mais humanas e que aproximem a empresa do cliente.

4 – Atenção aos regulamentos!

Evidentemente, fazer negóicios no mercado exterior traz um novo conjunto de regras. Depois de decidir o país que deseja atuar, reserve tempo para analisar as regras e as regulamentações específicas desse local.

Algumas áreas principais a serem consideradas são:

  • Impostos – Verifique se as taxas e os impostos afetarão os preços dos itens que você planeja vender. Certifique-se de compreender as regras que se aplicam aos seus produtos para que você possa informar seus clientes sobre quaisquer despesas extras.
  • Alfândega – Todas as suas remessas internacionais terão que passar pela alfândega, a agência que regula as remessas que entram em um país ou região. Cada pacote precisará de um formulário alfandegário na parte externa.
  • Acordos de livre comércio – Eles são uma boa notícia para os vendedores internacionais, já que ajudam a reduzir ou a eliminar as tarifas de alguns produtos. Embora tirar proveito desses acordos signifique mais trabalho de manutenção de registros para você, a economia vale o esforço extra.

5 – Conheça as formas de pagamento

Quando o assunto é comerácio exterior, uma dúvida muito comum é sobre os meios de pagamento. Para vender internacionalmente é necessário ter à disposição uma ferramenta que faça conversão de moedas e aceite cartões de créditos de diferentes bandeiras.

Caso você opte por anunciar em um marketplace, já existem os gateways próprios para a compra. O PayPal – reconhecido mundialmente – também é outra ferramenta muito consolidada para a realização de pagamentos internacionais.

Dica de ouro – Preste atenção em quais métodos de pagamento oferecem maiores descontos de impostos e deixe claro quais são os métodos de pagamento disponíveis.

CAMEX

Somos uma organização sem fins lucrativos, independente e mantida pelo setor privado.  Foi criada para promover o desenvolvimento das relações comerciais, industriais e tecnológicas entre associados e parceiros internacionais.

Atendemos todo o Alto Tietê, Vale do Paraíba e região com a geração de novos negócios e divulgação de oportunidades nas áreas comercial, educacional e cultural.

Você pode fazer parte do nosso time! Tem dúvidas? Gostaria de entender mais sobre importação e exportação? Mande uma mensagem e te ajudaremos a esclarecer processos e oferecer a melhor opção para o seu negócio!

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