A balança comercial é um termo bastante utilizado no contexto do Comércio Exterior (Comex). Isso porque ela é um importante indicador que informa a situação econômica de um país, como preços de produtos, taxa cambial e investimentos.
Portanto, se você atua com exportações e importações de mercadorias ou está pretendendo internacionalizar o seu negócio, é essencial que você conheça esse conceito e como ele influencia diretamente nas transações entre as nações.
Pensando nisso, a Camex trouxe um conteúdo explicando o que é balança comercial e como ela funciona na prática. Leia este post até o final e saiba tudo sobre esse assunto!
O que é balança comercial?
A balança comercial representa a diferença entre o volume de exportações e importações de um país em um determinado período. Ou seja, o conceito é um indicador econômico que mostra se uma nação está vendendo mais do que comprando do mercado exterior.
Logo, para obter o valor da balança comercial é necessário subtrair a receita total de exportações de um país pela receita total de importações. Essa diferença entre o que entrou e o que saiu indica a situação econômica de uma nação.
Quando o valor das exportações é maior que o das importações, significa que o país está vendendo mais do que está comprando do exterior, o que pode ser um sinal de uma economia forte e competitiva.
Como funciona a balança comercial?
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa (superávit). Do contrário, dizemos que a balança é negativa ou desfavorável (déficit). Quando o volume de compras e vendas no mercado internacional apresenta um valor semelhante, dizemos que há um equilíbrio comercial.
Veja mais sobre essas classificações:
Superávit comercial
O superávit comercial ocorre quando a receita das exportações de um país é maior do que o valor das importações. Quando a balança comercial é classificada nessa condição, significa um aumento da reserva de moeda estrangeira, o que pode fortalecer a economia e torná-la menos dependente de empréstimos externos.
Dessa forma, o superávit pode potencializar o desenvolvimento econômico de um país, uma vez que ela indica uma alta demanda de produtos e serviços internos. Para o comércio internacional esse fator é extremamente vantajoso, pois aquece o mercado e gera preços mais competitivos.
Déficit comercial
Já o déficit comercial ocorre quando as importações do país superam as exportações, representando o saldo negativo da balança comercial.
É o momento em que a nação está gastando mais do que vendendo, o que pode gerar uma série de desafios econômicos, como desvalorização da moeda nacional, aumento da dívida externa, ausência de investidores, entre outros.
No Comex, essa condição pode dificultar a entrada de produtos nacionais em outros países, pois os importadores tendem a buscar produtos mais baratos e competitivos.
Equilíbrio comercial
Já o equilíbrio comercial acontece quando o número de importações e exportações é igual. Apesar de ser uma classificação raramente de ocorrer, revela que a balança comercial de um país é nula e teve um volume de transações equilibrado.
O que influencia a balança comercial?
Alguns fatores econômicos e políticos podem influenciar significativamente a balança comercial de um país. Entre eles, o PIB (Produto Interno Bruto), taxa cambial e o protecionismo do governo.
PIB
Nações com uma economia forte e em desenvolvimento, costumam ter uma balança comercial favorável, ou seja, com maior volume de exportações e menor de importações. Isso ocorre porque um PIB alto indica que a produção interna é grande, o que aumenta a oferta de produtos para exportação
Taxa cambial
Quando a moeda nacional está mais valorizada do que às moedas estrangeiras, as exportações se tornam mais caras e as importações mais baratas, o que pode levar a um déficit na balança comercial.
Protecionismo
O protecionismo é uma política comercial adotada por alguns países para proteger as suas indústrias e produtos locais. Esse tipo de decisão afeta significativamente a balança comercial e consequentemente o processo de internacionalização de empresas.
Qual a importância da balança comercial para um país?
Em suma, a balança comercial de um país reflete a sua posição no comércio internacional e, consequentemente impacta diretamente não apenas os empreendedores, mas também a vida da população.
O superávit comercial aquece o mercado e gera maiores oportunidades de emprego, preços mais competitivos, amplia a produtividade de um país e proporciona melhores receitas de salário.
Por outro lado, o déficit comercial desvaloriza a moeda nacional, eleva o preço das mercadorias e pode aumentar a dívida externa. Tudo isso influencia diretamente no poder aquisitivo das pessoas.
Camex: soluções inteligentes para internacionalizar o seu negócio
Sabemos que os processos que envolvem a exportação e a importação de produtos exigem um entendimento avançado sobre leis aduaneiras, taxas cambiais, alíquotas e logística internacional.É justamente nesse ponto que a Camex pode te ajudar! A nossa organização é composta por profissionais experientes e com alto conhecimento técnico em Comércio Exterior. Torne-se um de nossos associados e receba o nosso auxílio para importar ou exportar. Será um prazer ter você ao nosso lado!