Importar e exportar são processos que exigem dedicação total. Há uma série de questões que envolvem ambas as práticas, taxas e muitos valores que podem ser negociados e também, como em qualquer outra área do mercado, perigo de fechar negócios com um fornecedor irresponsável.
Para auxiliar nesta tomada de decisão tão importante, a Camex te traz dicas de como identificar um bom fornecedor para seu negócio e a melhor forma de analisar sua escolha antes de bater o martelo.
🌎 Onde encontrar os fornecedores?
Tanto no Brasil quanto em outros países são realizadas feiras para investidores e exportadores. Nelas são apresentadas novas tecnologias para diversos setores, ofertas de todos os tipos e são ideais para procurar parcerias. Lembre-se de tracejar seus objetivos, pois a grande variedade de oportunidades pode te desviar do foco principal.
Caso não tenha experiência com esses eventos em outro país, o melhor é procurar a entidade representativa do seu setor. Já se o interesse for por feiras multissetoriais, verificar a programação junto ao Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias é o mais indicado.
Atualmente há sites especializados em negócios entre empresas, os chamados Business To Business, B2B. A maioria dos links estão em inglês, portanto exige que o importador tenha domínio razoável do idioma, além de ser indiscutível checar a confiabilidade de cada um.
🌎 Homologação
A homologação de fornecedores resume-se em estabelecer as condições junto ao fornecedor de todo o serviço prestado. Para simplificar, são ações pré-definidas cujo motivo é otimizar tempo e recursos para garantir o cumprimento do contrato.
Ao fechar um negócio, o contratado deve fornecer matéria-prima, serviços, produtos e insumos para a empresa. Por isso, na homologação, a relação entre a contratante e o fornecedor deve ser transparente, com prioridade na qualidade de trabalho a fim de garantir a produtividade de ambas as partes.
O processo faz com que todos os fornecedores que tenham relacionamento com sua empresa fiquem alinhados com os valores e políticas de compras, oferecendo menos problemas operacionais que podem ocorrer quando o fornecedor não é homologado.
🌎 Pontos para considerar na hora da homologação
- Qualidade – É importante verificar a qualidade da matéria-prima e insumos fornecidos. Também é viável ter ciência de que o trabalho será realizado da maneira que foi pedido, se o contratado se adapta ou não.
- Pontualidade – Exportar e importar requer tempo, por isso é importante que o contratado cumpra com os prazos e seja pontual em suas atividades.
- Preço – É importante fazer um estudo amplo sobre a oferta e buscar o melhor valor agregado. Negociar é essencial e ambas as partes devem ser beneficiadas.
- Suporte – É importante que o contratado ofereça um auxílio caso seja solicitado, seja para verificar status de um produto, o andamento ou em caso de dúvidas.
Além destes pontos, não deixe de avaliar o histórico da empresa e verificar as experiências. Consulte clientes do fornecedor antes de fechar negócios e questione sobre a maneira lidada com as situações, se houve imprevistos ou pontos fracos.
Documentar cada etapa também faz a diferença. Ter cada passo nas mãos é essencial em caso de imprevistos ou problemas, servindo também para manter uma maior organização em sua instituição.
🌎 Como ocorre a homologação?
Há três passos para a realização da homologação. É essencial seguir todos de forma atenciosa e cuidadosa.
- Pré-cadastro: o fornecedor estabelece contato com a empresa e a primeira comunicação é realizada para conhecer os dois lados.
- Homologação: ocorre a verificação e a avaliação de critérios de adequação. Serve também para descobrir se o fornecedor está apto a atender a demanda negociada.
- Cadastro: A verificação é concluída e os dados do fornecedor ficam no sistema da empresa. As etapas incluem fiscalizar os atendimentos anteriores, documentos e a proposta feita.
Independente se você tem a certeza de que está negociando diretamente com o fornecedor/fabricante, é fundamental certificar-se que sua empresa realmente existe e conhecer sua história. Algumas análises podem ser feitas pela internet, portanto nada substitui uma visita à empresa.
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