Estar à frente de um negócio exige características indispensáveis de liderança. Quando se trata de logística e comércio no exterior, a cautela, a responsabilidade e as estratégias devem ser redobradas.
A Camex te dá suporte, tira suas dúvidas e oferece o atendimento completo para te dar a confiança em fechar negócios conosco. Pensando em tornar-se um investidor internacional, elevar sua marca e realizar importações e exportações de produtos? Preparamos dicas para te auxiliar nesse processo e te preparar para sua jornada. Acompanhe:
🌐 Comunicação
Não apenas em trabalho remoto, mas em locais físicos, a comunicação é uma habilidade requisitada pela maioria dos investidores. O importante não é apenas saber a língua, mas também explicar seus pontos, fazer com que o cliente compreenda o projeto e ser capaz de apresentar suas ideias diante de reuniões. Essa mesma habilidade deve ser aplicada em palavras de forma minuciosa para não causar confusões ou expressões inadequadas.
🌐 Adaptabilidade
É extremamente importante saber lidar com horários e culturas diferentes. A capacidade de se adaptar a lugares, refeições e tradições vem com o tempo, porém antes de realizar viagens ou negócios, é recomendável ler sobre o país, compreender costumes e saber investir entendendo que a realidade do outro lado é diferente da sua.
🌐 Liderança e espírito de equipe
Em uma área ampla como o mercado externo, são exigidas soluções das mais variáveis possíveis. Muitas vezes há detalhes importantes e o espírito de liderança precisa estar presente. Vale lembrar que o alinhamento da equipe e um bom treinamento se refletem nos processos de importação ou exportação, como otimização de tempo e tomadas de decisões mais precisas.
Entre os colaboradores – maiores desgastes, falta de engajamento e desconfiança podem gerar uma perda de lucro. É indispensável deixar claro a importância do trabalho de cada integrante da equipe, explicar os processos num todo e fazer seu colaborador compreender que ele é parte da empresa. Todos precisam ter disposição para falar, ouvir e dar opiniões cordiais. O ideal é utilizar ferramentas e processos rápidos e ágeis para manter a organização das etapas.
🌐 Criatividade
Estamos vivendo tempos digitais, mais complexos e cheios de interpretações, mudanças rápidas e constantes. Por isso, é necessário ter criatividade nas propostas, propagandas e no marketing sem causar um cansaço ao seu cliente. Inovar utilizando cores e formatos pode ser uma boa opção, estar em contato com as novidades e o público também faz toda a diferença.
A maioria das empresas – hoje – buscam por profissionais que pensam fora da caixa, tenham sua opinião e estão com disposição para criar soluções lógicas e mercadológicas, mais humanas e que aproximem a empresa do cliente.
🌐 Busca por conhecimento
O meio está em constante mudança e precisamos acompanhá-las. No mercado exterior, é importante saber lidar com novos conhecimentos e buscá-los por todos os lugares. Saber analisar dados, ter fontes confiáveis, disposição para frequentar palestras e treinamentos são pontos fundamentais. Para levar boas experiências aos seus colaboradores e oferecer segurança ao cliente, você precisa saber de verdade o que vende, onde vende, se o preço é justo e como segurança e comodidade ao comprador.
🌐 Persuasão
Um profissional de comércio e logística exterior deve estar pronto para negociar e persuadir. Lembre-se de que não se trata de enganar o cliente, mas mostrar dados e motivos para que ele deseje obter o produto com a garantia confirmada de ser a melhor escolha.
O domínio total do que está sendo projetado é necessário para esse passo. A comunicação deve ser precisa, você pode realizar reuniões para traçar possibilidades e apresentá-las ao seu cliente. Persuadir é convencer sobre a necessidade das pessoas comprarem algum produto ou adquirirem algum serviço da sua marca, por isso deve ser um passo cauteloso e estratégico.
Gostou das dicas e se interessou pelo nosso trabalho? Entre em contato, nossa equipe te atenderá com todo o prazer!
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