No momento você está vendo Dúvidas sobre como importar da China? A Camex pode te ajudar!

Dúvidas sobre como importar da China? A Camex pode te ajudar!

Importar mercadorias da China pode ser financeiramente vantajoso. Isso porque o país asiático possui uma ampla variedade de artigos e uma concorrência comercial interna muito grande, o que torna o valor dos produtos bastante competitivo.

Com essas vantagens surge então a dúvida: como importar da China? Leia esse artigo até o final que vamos explicar para você tudo sobre esse processo. Excelente leitura!

Por que importar da China?

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI) a China ocupa a segunda posição do ranking das maiores economias do mundo de acordo com o seu PIB, sendo o principal fornecedor de uma grande parte do comércio internacional.

Esse fator, torna o mercado chinês extremamente aquecido e o resultado é bastante positivo para países emergentes como o Brasil, pois além do custo de importação ser menor, é possível trazer uma diversidade de produtos com qualidade e ainda e revender com um preço bastante competitivo. 

Como importar produtos da China?

Os benefícios citados acima é uma excelente oportunidade de crescimento, tanto para pequenos empreendedores, quanto para grandes negócios. Abaixo explicaremos o passo a passo de como importar da China.

1 – Abertura de CNPJ

Para realizar importações de forma legal, a empresa deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ativo. Por tanto, certifique de estar em dia com os tributos. Para os microempreendedores individuais (MEIs), o processo é bastante vantajoso, pois a única taxa mensal requerida é a DAS, com um valor que pode variar entre R$ 61,60 e R$ 66,60 por mês.

2 – Capacitação profissional

Compreender o procedimento burocráticos do comércio exterior é fundamental para importar qualquer mercadoria. Dessa forma, o segundo passo para trazer produtos da China é ter uma equipe ou um profissional qualificado para orientar todo o procedimento.

Caso você não tenha um time apto para realizar essa tarefa não tem problema! A Camex promove trabalhos de capacitação de colaboradores para essa função. Torne-se um de nossos associados e receba uma mentoria para essa tarefa.

3 – Viabilidade de mercado

Antes de começar os investimentos, é indicado realizar uma pesquisa de mercado, a fim de identificar os fornecedores potenciais, calcular os impostos e as taxas que vão incidir sobre a importação, e por fim, certificar as possibilidades de negociação. Esse serviço é chamado de viabilidade de mercado e é fundamental durante a importação de mercadorias da China.

5 – Definir o modelo de importação

Existem diversos tipos de importação no Brasil. Para definir o método mais adequado para o seu negócio, utilize como base a pesquisa de viabilidade e escolha a melhor alternativa. Veja algumas dessas opções:

Dropshipping

Modelo de importação que faz parte do e-commerce e oferece uma série de vantagens para quem está começando.

No Dropshipping, o empreendedor brasileiro atua somente com a intermediação das vendas e o gerenciamento de estoque e a logística são feitas pelo fornecedor.

É uma ótima metodologia para quem está começando, pois não necessita de grandes investimentos e é mais fácil de administrar em comparação com os outros modelos.

Trading

Neste tipo de importação, a operação é mediada por uma empresa chamada Trading Company, especialista em intermediar a negociação e a transação entre o empreendedor brasileiro e o vendedor da China.

A grande vantagem desse sistema, é que a empresa pode contar com uma instituição especialista no processo para realizar de forma correta e ágil todo o trâmite, sem correr riscos de possíveis contratempos.

Importar diretamente da fábrica

Esse modelo, exige bastante experiência da empresa que está importando a mercadoria, pois o empreendedor brasileiro irá negociar diretamente com o produtor chinês. A grande vantagem desse mercado é a possibilidade de adquirir produtos com um preço mais baixo e em menores quantidades.

E-commerce 

Sem dúvida, um dos métodos mais fáceis de importar mercadorias da China. Com a democratização do acesso à internet, maior parte das pessoas estão aptas a comprar mercadorias de fora e revender no Brasil por meio do e-commerce. Veja os Melhores sites para importar da China:

AliExpress: maior site de vendas da China e um dos mais confiáveis.

Shopee: conta com um imenso catálogo de produtose também é bastante confiável.

Shein: loja voltada para artigos de vestuário e possui uma ampla variedade.

Banggood: conta com um centro de distribuição próprio e o prazo de entregaé reduzido.

DealExtreme: comercializar produtos próprios e consegue manter o mesmo padrão de qualidade para toda as mercadorias.

Gearbest: vende produtos eletrônicos e conta com estoques no Brasil, o que agiliza o processo.

O que eu pago para importar da China?

Os tributos de importação podem variar de acordo com o porte e o tipo de mercadorias, mas de modo geral, esses são as taxas cobradas para pessoas jurídicas:

ICMS: oImposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é definido a partir de até 4% do valor da mercadoria;

Tarifa de desembaraço: tributorequerido pelaalfândega para autorização da entrada da mercadoria no país destino

Imposto de Importação: os custos podem ser até 60% do valor do produto.

Após o pagamento de todos os tributos, a empresa importadora recebo o Registro de Exportadores e Importadores (REI), habilitação emitida pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O que vale a pena importar da China para revender?

Para ser assertivo, antes de importar faça uma pesquisa de mercado e veja as tendências do momento. No segundo semestre de 2022, as mercadorias que estão em alta são:

  1. Equipamentos de escritório para Home Office;
  2. Produtos de estética e bem-estar;
  3. Itens eletrônicos voltado para o nicho gamer;
  4. Artigos para pet;
  5. Automação residencial;
  6. Materiais de construção.

Camex

Conte a Camex para importar produtos da China. Oferecemos uma série de serviços voltados para o comércio exterior:

  • Pesquisa e mapeamento de mercado;
  • Dados estatísticos;
  • Internacionalização de empresas & negócios;
  • Estudos & consultorias.

Acesse o nosso site para conhecer todos os nossos serviços e torne-se um associado da Camex.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário