Exportação x Importação: saiba a diferença entre as duas
As atividades de exportação e importação são essenciais para o desenvolvimento econômico de um país, uma vez que as duas práticas favorecem o empreendedorismo nacional por meio da internacionalização de empresas.
Entretanto, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre a diferença entre os dois termos. Para sanar todas essas questões, a Camex trouxe este conteúdo completo explicando tudo sobre exportação e importação. Vem com a gente!
O que é exportação?
De acordo com o Ministério da Economia, a exportação consiste na “saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas”.
Ou seja, a exportação trata-se da atividade no qual um país vende o produto, bem ou serviço para outra nação.
Existem inúmeros motivos que levam as empresas a exportar os seus produtos, dentre elas: expansão e internacionalização do negócio, melhor oportunidade de vendas ou para atender uma demanda inexistente no exterior.
O que é importação?
O Ministério da Economia define a importação como a “entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes de outros países, a título oneroso ou gratuito”.
Em outras palavras, a importação consiste na prática de comprar produtos, serviços e pesquisas de outros países para trazer ao Brasil, seja para consumo próprio ou para revenda.
É importante destacar que um dos principais motivos que a importação de mercadorias é realizada, é a ausência e a falta de matérias-primas ou mão de obra existente no país importador. Portanto, a operação é fundamental para suprir a necessidade de uma nação.
Quais são as diferenças entre exportação e importação?
Basicamente, a exportação envolve a venda de bens e serviços produzidos no país de origem para outras nações, enquanto a importação consiste no processo inverso, ou seja, na aquisição de mercadorias do exterior.
Porém é importante destacar que, a principal diferença entre as atividades de exportação e importação está no impacto (positivo ou negativo) que elas podem proporcionar a um país. Em termos de desenvolvimento econômico, exportar é mais vantajoso para uma nação.
Isso porque quando o volume das exportações é maior do que o valor das importações, a balança comercial é classificada como superávit, condição que favorece o desenvolvimento econômico e valoriza a moeda nacional.
Entretanto, a importação também exerce um importante papel na manutenção econômica de um país, uma vez que, por meio dessa prática é possível adquirir recursos avançados e suprir a ausência de mão de obra qualificada.
Tipos de exportação e importação
O processo de exportação e importação podem ser realizados de diversas formas. Cada método possui especificidades que podem ser vantajosas ou não, dependo do segmento, porte e tipo de empresa. Veja abaixo as características de cada categoria:
Exportação
- Direta: realizada pelo próprio produtor, ou seja, ele quem vai faturar de forma direta com o importador. Portanto, é necessário que ela conheça e saiba realizar todo o processo de documentação, embalagens, fiscal e cambial.
- Indireta: a exportação é indireta quando outras empresas compram o produto ou serviço dos produtores, para exportá-lo, ou seja, o produtor não é o responsável e conta com o auxílio de uma terceira instituição.
- Perfeita: é quando a exportação é concluída sem o uso de intermédios durante o processo de entrada no país que é o destino.
- Imperfeita: é quando uma empresa exportadora procura uma alternativa para o processo de vendas para o exterior, isso geralmente acontece quando a empresa não tem experiência com o comércio independente.
Importação
- Direta: quando uma empresa realiza a compra de mercadorias diretamente do fornecedor estrangeiro, sem o auxílio de umas organizações intermediárias. Nesse caso, a empresa importadora é responsável por todas as etapas do processo.
- Por conta e ordem: ocorre quando a empresa compradora terceiriza o serviço e as operações de importação contratando uma instituição intermediária. Vale ressaltar que os custos e a responsabilidade continuam sendo da empresa compradora.
- Por encomendas: parecida com o anterior. A empresa que deseja importar contrata uma organização intermediária que fica responsável pelas operações, negociação e efetivação da compra.
Procedimentos de exportação
Vender bens ou serviços no exterior normalmente ocorrem em três etapas:
- Planejamento: consiste na análise e estudo do mercado externo para identificar oportunidades, definir estratégias e obter informações sobre os trâmites burocráticos das operações.
- Execução: nessa fase, a empresa deve realizar a preparação do produto ou serviço, obter as licenças e autorizações necessárias, realizar o transporte e a logística internacional e efetuar o pagamento dos tributos.
- Pós-venda: trata-se do acompanhamento do cliente estrangeiro, onde é monitorado o desempenho do seu produto ou serviço, bem como avaliar a satisfação do comprador.
Procedimentos de importação
O processo de importação normalmente também se divide em três etapas:
- Administrativa: refere-se aos processos prévios de verificação completa dos procedimentos exigidos pela Receita Federal e de outros órgãos do governo.
- Etapa fiscal: corresponde ao tratamento aduaneiro, ou seja, momento em que todos os dados declarados pelo importador são verificados pelos órgãos responsáveis.
- Cambial: última fase da importação refere-se à compra de moedas estrangeiras para o pagamento da mercadoria.
Vantagens e desvantagens da exportação
Como mencionamos antes, a exportação pode proporcionar inúmeras vantagens competitivas a um empreendimento. Confira as principais:
Aumento das vendas: ao internacionalizar o negócio, o empreendedor terá acesso a um mercado mais amplo e com novas oportunidades de vendas.
Melhora a qualidade do produto: ao se deparar com um novo mercado, a empresa tende a melhorar a qualidade do produto, pois terá que se adaptar às novas exigências.
Diversificação de mercado: destinar parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie a cartela de clientes.
Incentivos fiscais: empresas exportadoras brasileiras contam com diversos incentivos fiscais, dentre eles poder citar o tratamento fiscal diferenciado para os tributos abaixo:
- IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- PIS (Programa de Integração Social);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
- ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Já a desvantagem de exportar consiste em algumas flutuações econômicas como:
- Flutuações na taxa de câmbio;
- Barreiras regulatórias e burocráticas;
- Custos logísticos;
- Falta de conhecimento das leis aduaneiras;
- Concorrência acirrada.
Vantagens e desvantagens da importação
Nenhuma nação é capaz de produzir o que é necessário para suprimir as demandas internas, fazendo assim, com que toda economia necessite importar e exportar parte dos produtos, serviços e bens. Portanto, a prática é essencial para a manutenção de um país e proporciona inúmeras vantagens aos empreendedores.
Preços atrativos: embora o processo de importação exija o pagamento de encargos tributários, pode ser vantajoso importar determinadas mercadorias.
Tecnologia avançada: é possível encontrar no mercado internacional, bens e produtos com a mais alta tecnologia em comparação com as mercadorias internas.
Preços competitivos: por meio do comércio exterior o empreendedor tem acesso a diversos fornecedores com preços competitivos.
Estímulos do governo: no Brasil o Governo Federal apoia a importação de mercadorias com programas de estímulo, promoção de vendas, ações de marketing, entre outros.
Confira abaixo, algumas desvantagens da importação:
- Dependência de fornecedores externos;
- Quando a importação supera o volume de exportação ocorre o déficit comercial;
- Barreiras tarifárias;
- Concorrência desleal.
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