No momento você está vendo Entenda o que é DU-E e quais seus benefícios

Entenda o que é DU-E e quais seus benefícios

Você sabia que a DU-E é obrigatória em todo o Brasil?

Apesar de muitas pessoas ainda não saberem do que se trata, a DU-E é uma das mudanças mais significativas que ocorreu no ramo de comércio exterior no país, já que traz mais eficiência e facilidade nas operações e diminui a burocracia durante todo o processo.

Para você entender melhor sobre o assunto, no conteúdo de hoje a Camex vai te explicar mais sobre esse documento! Quer avançar os negócios da sua empresa? Venha com a Camex:

O que é DU-E?

A DU-E (Declaração Única de Exportação) nada mais é do que um documento eletrônico que contém algumas informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, logística, tributária e fiscal, que fazem parte da exportação de bens e definem o enquadramento da operação, assim como também auxilia no despacho aduaneiro da exportação.

A DU-E também faz parte de um novo processo de exportação que tem como objetivo simplificar os processos atuais. A elaboração é feita através do Portal Siscomex.

É importante destacar também que a Declaração Única de Exportação substitui o RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação), além de contar com todas as informações necessárias para uma operação de exportação.

Quais as vantagens da DU-E?

Um dos maiores benefícios, comparado aos processos anteriores, é a utilização mais eficiente de dados que estão disponíveis em outros documentos, o que possibilita evitar a prestação repetida de informações e fazer com que a mercadoria para exportação seja liberada mais rapidamente.

Além disso, a DU-E toma proveito dos dados de NF-e e evita assim a anterior prestação duplicada de dados e riscos de inconsistências entre o documento fiscal e declaração de exportação.

Elaboração da DU-E!

Apesar da elaboração da DU-E ser um processo simples, requer diversos cuidados, por isso, é importante estar atento a alguns pontos:

O processo de elaboração da DU-E é feito por meio da Nota Fiscal de Exportação, ou seja, os principais dados da NF são migrados para a DU-E de forma automática.

Outra informação importante é que a nota fiscal poderá ter até 990 itens e cada DU-E pode ter várias notas fiscais, tornando-se um processo com inúmeros itens.

A Camex

Contando sempre com muita qualificação técnica, a Camex pode contribuir de forma significativa com o seu negócio!

  • Serviços especializados
  • Informações estratégicas
  • Oportunidades de negócios
  • Comitês setoriais
  • Newsletters
  • Cursos

Deseja expandir a sua empresa em 2022? Vem com a Camex!

Estamos presentes nas redes sociais:

Facebook: @camexorg
Instagram: @camexorg

Deixe um comentário