A logística é fundamental para o Comércio Exterior, e inserida nela, está a Logística Internacional, que tem como objetivo melhorar os sistemas com parceiros externos, aqueles que ligam a fabricantes, indústrias, fornecedores, entre outros.
Mas, o que realmente é a Logística Internacional? Confira nesse conteúdo!
O que é logística internacional?
Essencial para a expansão do Comércio Exterior, é uma ferramenta que deve ser utilizada de forma estratégica nas negociações comerciais como diferencial competitivo.
A Logística Internacional está inteiramente ligada aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias. Em um cenário com diversos modelos de gestão de estoque, a logística busca garantir a competitividade em um novo modelo de gestão, como ferramenta empresarial.
Qual a importância da logística internacional?
Com o objetivo de buscar fluxos de armazenamento dos produtos até o momento da entrega, a logística é uma área conectada a parte estratégica da corporação.
Pensando nos avanços tecnológicos e estratégicos, foi criado a metodologia Just-in-Time.
Vantagens do Just in Time
Sendo uma das maiores inovações logísticas, o sistema visa reduzir o tempo de produção e estoque, aumentando a qualidade dos produtos e serviços, com tempo hábil para conduzir as demandas.
Com tradução literal “hora certa”, a produção nesse formato busca produzir a encomenda com elementos disponíveis em estoque, não havendo necessidade em solicitar materiais, eliminando os produtos excessivos armazenados e a pronta entrega.
Principais modais de transporte
No processo da Logística Internacional, fatores como qual modal é indicado para transporte de sua carga, considerando os aspectos de custo, disponibilidade para condução da mercadoria dentro do prazo, rota adequada, entre outros, é de grande importância.
Os principais tipos de Modais de Transporte são:
- Aeroviário;
- Rodoviário;
- Aquaviário;
- Ferroviário;
- Dutoviário.
A Logística Internacional considera os fluxos e custos referentes à armazenagem e distribuição que envolvem o processo. Os principais custos são:
✔ Produto e a falta dele para a produção;
✔ Embalagens do produto;
✔ Distribuição dos produtos;
✔ Modais para transporte e fretes;
✔ Tecnologia;
✔ Custos de manutenção;
✔ Logística Tributária;
✔ Operação (mão de obra).
A Camex disponibiliza a seus associados, o serviço de Internacionalização de Empresas e Negócios, oferecendo orientações sobre o processo de entrada no mercado internacional, vendas e compras internacionais, abertura de empresas no exterior, procedimentos burocráticos para comércio ou investimento e indicação para assessorias e consultorias especializadas em cada seguimento.
Além disso, desenvolvemos Estudos e Consultorias para sua empresa alcançar voos maiores!
Conheça nossos serviços para expandir seu negócio. Entre em contato conosco!
Pingback: Como funciona a taxa de importação no Brasil? — Camex