No momento você está vendo Estratégias de internacionalização: 7 táticas importantes

Estratégias de internacionalização: 7 táticas importantes

Com a globalização, tornar o seu negócio internacional se tornou uma necessidade. Desse modo, compreender as estratégias de internacionalização é indispensável para obter vantagem competitiva no mercado. 

Nesse artigo, iremos explorar o que é o processo de internacionalização de empresas e as 7 principais estratégias para iniciar no mercado global. Continue lendo o conteúdo e saiba mais!

O que é internacionalização de empresas?

O processo de internacionalização é a expansão do trabalho de uma empresa para o cenário mercadológico estrangeiro. Sua atuação pode variar desde importação e exportação de produtos até a atuação de fato em ambiente externo ao seu país sede.

Atualmente, o cenário internacional está altamente competitivo. Com empresas cada vez mais especializadas em importação e exportação, vendas internacionais e relação com stakeholders ao redor do mundo inteiro. Isso ocorre devido à facilidade de integração entre diferentes países presentemente.

Desse modo, para realizar uma estratégia de internacionalização bem sucedida, é necessário compreender o cenário do mercado exterior, como questões legais, políticas, econômicas etc. Assim, é possível adaptar a sua empresa a esses aspectos, a fim de obter vantagens competitivas.

7 estratégias de internacionalização para expandir o seu negócio

Para conquistar um mercado internacional cada vez mais competitivo, é importante conhecer as principais estratégias de internacionalização e entender qual se encaixa melhor na sua empresa. Confira 7 táticas fundamentais a seguir:

1. Exportação

A exportação é uma das estratégias mais comuns de internacionalização.  Nesta tática, a empresa vende seus produtos ou serviços para fora do seu país de origem.

Há diversos benefícios em realizar a exportação, entre eles: baixo custo, menor risco de operação, benefícios para a economia nacional e aumento no número de clientes da empresa e, consequentemente, do seu lucro.

2. Licenciamento

O licenciamento é como conceder permissão para outra pessoa ou empresa usar sua marca em seus produtos ou serviços. Isso é especialmente útil ao expandir para o mercado exterior, pois ajuda a tornar o seu negócio conhecido e confiável em lugares onde antes era desconhecida.

Em essência, é como alugar o prestígio e a reputação de uma outra organização para alcançar novos públicos e oportunidades de negócios.

3. Joint venture

Joint Ventures é uma estratégia de internacionalização que ocorre a partir da união entre duas empresas para o desenvolvimento de uma tarefa pontual por um tempo limitado. Assim, há uma colaboração com o compartilhamento de conhecimentos e recursos entre ambas as partes.

Dentre os principais benefícios, podemos citar o reconhecimento em mercados internos e externos, redução de custos, aumento de networking e economia de tempo hábil da empresa para a execução de tarefas.

4. Franchising

Este modelo de estratégia permite que a marca da empresa franqueadora seja cedida ao franqueado mediante o pagamento de royalties. Assim, o franqueado recebe permissão para operar a franquia em outros território.

5. Offshore

Offshore, conhecida também como sociedade extraterritorial ou empresa extraterritorial, é a abertura de empresas em terras estrangeiras no qual há políticas de tributação mais atrativas para manter seu funcionamento.

Desse modo, a organização consegue se tornar mais competitiva por meio de seus preços, aumentando a sua atuação e as oportunidades de crescimento. os países nos quais o offshore é mais atraente são: Hong Kong, Ilhas Cayman, Suíça, Bahamas, etc.

6. Marketing Digital

Vivemos em um mundo completamente digital, no qual é indispensável utilizar ferramentas de marketing online para se posicionar no mercado. Desse modo, no comércio internacional não é diferente. 

Assim, o marketing digital se mostra uma ferramenta eficaz para que se consiga conquistar mercados internacionais e posicionar sua marca de maneira efetiva de modo econômico, eficaz e dinâmico.

7. Subsidiária no exterior

A subsidiária no exterior é considerada quando a empresa matriz, estabelecida no país, tenha entre 51% até 99% do controle acionário de uma empresa subsidiária, que se localiza no exterior.

Gostou do artigo? Compartilhe esse conteúdo da Camex nas redes sociais para informar mais pessoas sobre as últimas atualizações do comércio exterior! 

Em resumo

O que é estratégia de internacionalização?

O processo de internacionalização é a expansão do trabalho de uma empresa para o cenário mercadológico estrangeiro.

Quais são as estratégias de entrada em mercado internacionais?

As principais estratégias de entrada em mercados internacionais são: Exportação
Licenciamento, Joint venture, Franchising, Offshore, Marketing Digital e Subsidiária no exterior.

Quais estratégias as empresas devem ter para estar no mercado internacional?

7 estratégias de internacionalização de empresas:

1. Exportação;
2. Licenciamento;
3. Joint venture;
4. Franchising;
5. Offshore;
6. Marketing Digital;
7. Subsidiária no exterior.

Deixe um comentário