No setor empresarial, o networking é essencial para ampliar as oportunidades de negócios, tanto para as empresas consolidadas quanto para as instituições recém-criadas.
Afinal, ter uma boa rede de contato pode proporcionar inúmeros benefícios ao empreendedor, dentre eles: fortalecimento das conexões, trocas de conhecimento, aumento da oportunidade de vendas, entre outros.
Diante disso, a Camex trouxe um conteúdo explicando o que é, de fato, networking, quais são as suas vantagens e como elaborar uma estratégia para fortalecer as suas conexões. Acompanhe!
O que é networking?
Networking é um termo inglês que pode ser traduzido como rede de contatos profissional. O conceito indica a capacidade da criação de conexões de um negócio ou de uma pessoa, seja para conseguir um novo emprego, uma parceria, um novo cliente ou outras oportunidades de mercado.
Dessa forma, as estratégias de networking servem para nutrir as relações de trabalho que podem ser extremamente úteis em um determinado momento. Portanto, quanto melhor for a rede de contatos de uma empresa, maiores serão as chances de atingir os objetivos estipulados pelo negócio.
Embora o conceito seja frequentemente relacionado com grandes ações e estratégias, podemos observar o networking em práticas cotidianas. Como por exemplo, a indicação de um amigo para uma vaga de trabalho ou uma conversa espontânea entre dois profissionais.
Qual a importância do networking?
Se você está inserido no mundo dos negócios, seja como empregador ou colaborador, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as estratégias de networking e o quão é importante para o sucesso de um empreendimento. Mas, afinal você conhece quais são as vantagens de ter uma boa rede de conexão? Confira abaixo:
Melhora a reputação de uma empresa
Ser notado e percebido como uma empresa de confiança pode abrir inúmeras oportunidades de negócio, como novas parcerias e indicações de clientes. No entanto, para que isso ocorra é necessário participar de eventos sociais e profissionais, criar uma rede de conexão sólida no Linkedin e oferecer informações relevantes para as pessoas que dela necessitam.
Insights de mercado
Ter uma boa rede de contato permite que você tenha acesso a informações privilegiadas e em primeira mão. Dessa forma, ao ampliar as conexões pode-se abrir novas portas para oportunidades de negócio e para o crescimento de carreira.
Estratégias de marketing
Um bom networking também é uma excelente ferramenta de marketing, uma vez que a estratégia garante melhor visibilidade do negócio, amplia o alcance da marca, aumenta o ganho de escala e ainda aprimora a reputação da empresa. Por isso, nutrir a rede de contatos profissional é fundamental para a divulgação online e off-line do seu empreendimento.
Orientação profissional
Contar com uma rede de apoio composto por profissionais que atuam no mesmo segmento que você ou de empreendedores mais experientes é uma excelente forma de evitar riscos e encontrar soluções para determinados problemas. Além disso, orientar e oferecer auxílio aos membros da sua rede também pode solidificar as suas conexões.
Onde fazer networking?
Como mencionamos antes, as estratégias de networking podem ser aplicadas em diversas formas. Tanto em táticas mais elaboradas quanto em simples ações do dia a dia, como uma conversa espontânea com outro profissional. Confira abaixo alguns locais que você pode criar ou melhorar a sua rede de contato.
Eventos profissionais: feiras, palestras, workshops e seminários são excelentes lugares para fortalecer o seu networking. Nesse tipo de ambiente, é possível encontrar facilmente profissionais que podem contribuir com o seu negócio. Além disso, a maior parte das pessoas que frequentam esses eventos compartilham a mesma intenção que você: criar conexões, portanto, aposte nos encontros.
Redes sociais: com o advento da internet, as redes sociais tornaram-se excelentes aliadas para as empresas consolidarem suas conexões. O Linkedin, por exemplo, é uma plataforma focada no mundo dos negócios, sendo bastante útil também para buscar novas oportunidades de emprego.
Na faculdade: as universidades são excelentes locais para começar um networking, uma vez que diversas oportunidades de emprego podem surgir de uma indicação do professor. Além disso, certamente o seu futuro colega de trabalho pode ser o seu parceiro de sala.
No trabalho: o ambiente de trabalho é um excelente lugar para fortalecer a sua rede de contato, pois tanto os gestores quanto os seus colegas estarão observando as suas habilidades na prática. Certamente, se estiver desenvolvendo as suas funções de forma primorosa você será indicado para uma promoção.
Como fazer networking?
Para promover um networking de forma assertiva precisamos constantemente lembrar um fator importante: as conexões são formadas por relações humanas. Portanto, as estratégias devem partir dessa premissa e seguir boas práticas.
1 – Defina seu objetivo
Como qualquer outra estratégia o seu objetivo deve estar claro em sua mente. Para isso, faça as seguintes perguntas: o que queremos exatamente? Quem pode nos ajudar? Como essas pessoas podem auxiliar? Por quais meios iremos fazer? Quando iremos fazer?
Após ter a resposta dessas questões em mãos, provavelmente você estará pronto para estabelecer os seus objetivos, que podem ser: encontrar potenciais parceiros, fornecedores, clientes ou ampliar as oportunidades de vendas, formar um time profissional qualificado para a sua empresa, entre outros.
2 – Seja você mesmo
Criar um personagem para impressionar ou adequar-se a um grupo, além de não ser uma prática saudável, pode impactar negativamente o seu negócio. Portanto, seja autêntico e sincero. Não crie situações para forçar uma conexão e jamais exceda nas interações para conseguir um contato.
3 – Invista no autoconhecimento
Além de ser autêntico, é fundamental que você saiba se comunicar de acordo com a situação. Em eventos formais mantenha um tom mais sério e demonstra confiança, já em eventos informais seja descontraído, mas sempre mantendo a compostura. Afinal, você tem um objetivo a cumprir. Caso você tenha dificuldade para falar em público, alguns cursos de autoconhecimento podem ser a solução.
4 – Apoie a sua rede de contato
Sempre que for possível, ajude os seus colegas profissionais. Por vezes, uma atitude de apoio pode ser a chave para uma parceria de sucesso em um outro momento. Além disso, não esqueça que você também pode precisar de auxílio durante a trajetória.
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